Make your own free website on Tripod.com
Exposição Aves Santarém 2004

12/12/04

Grande expectativa na comunidade psitacidica dos BROs aquando da visita à Exposição de Aves em Santarém. O nome é pomposo: Exposição Internacional de Aves, organizada pela COM. Sábado, dia 27 de Novembro de 2004, pelas 16h00m, depois do 2º Almoço convívio da Irmandade, ainda havia fome para ver aves ... muitas aves.

Meus caros BROs ... que desilusão. Esperava ver muitas variedades de aves e acima de tudo, psitacídeos. Bem, lamento dizer mas, foi o costume: muitos canários e pouco mais. Viram-se alguns Agapornis a concurso. De resto, psitacídeos de grande porte ... nada ou quase nada. Periquitos Ingleses ... bem que tristeza absoluta. Estavam expostas 3 aves, das quais uma era pouco maior que o meu Barbas. Quanto a Neophemas ... nem um para mostra. Nem Bourkiis nem Pulchellas quanto mais Esplêndidos. Alguns Red-Rumps tristonhos.

Quanto a outra grande vergonha desta exposição: INTERNACIONAL ????? Onde ??? Eu só vi expositores portugueses. Se os haviam estrangeiros, eu não os vi.

Resumindo: Profunda desilusão. Esta exposição traduz bem o panorama da ornitologia portuguesa: um desastre. Neste aspecto, traduz bem a nossa realidade. Sugiro que visitem para o ano a exposição de aves da GRANJA. Aí sim, apareceram aves em excelentes condições de saúde. Essa, estarei lá para o ano.

Mas, nem tudo foi triste nesse dia. Houve também a visita ao recinto da feira. Essa sim, valeu a pena. De facto, mais valia dar mais realce a este evento do que à exposição em si. Para além das aves, haviam Pet-Shops a expor lagartos, cobras, camaleões, aranhas, salamandras ... Foi um delírio para os Brozinhos. Havia também a decorrer um concurso hípico de saltos. As Sis e os Brozinhos marcaram presença. Foi o momento que os BROs (Beto, Jota e Paulo queriam para se verem livres e deambularem pelo recinto rodo da feira. Consegui caçar um expositor que estava a vender Pulchellas. Puxa ... oh malta. Parece que as aves tinham ido ao barbeiro tal era o desbaste nas penas. Todas enroladas e tristes. Quanto a periquitos ingleses ... nem uma fêmea para amostra. O Paulo_BRO continua a sua demanda. O Beto_BRO, procurava uma espécie de ave menor. Vergonha das vergonhas ... nem se tratava dum psitacídeo. Como tal, nem refiro aqui o nome da dita cuja.

Os 3.5 euros que tivemos que pagar à entrada, só valeram pelo recinto da feira. Quanto à exposição ... o que vi em Marinhais, na Granja e em Salva Terra, não fica nada atrás deste evento, antes pelo contrário.

Como nota de encerramento, mostro aqui duas fotos de periquitos maquilhados, também conhecidos por periquitos pintados à pistola. Um dos expositores tinha estas aves à venda por 12,5 euros. Pergunto-me porque é que não pintam canários de azul ou violeta ou verde. Porque é que só fazem isto com periquitos? Mais, onde estão as Sociedades Protectoras dos Animais e já agora, quais os critérios dos organizadores deste evento que permitem tamanha crueldade com estas aves seja exposta na sua feira? O Beto_BRO irá colocar um artigo no site dele sobre esta questão. Mais tarde colocarei aqui um link para o dito cujo.

Até a "pintura" estava mal feita ... Esta ave foi em tempos um Albino ...

JOTA-BRO

Home | Exposição de Rio Meão 2004 | Exposição de aves Cartaxo 2004 | Exposição Aves Santarém 2004 | Exposição de aves Marinhais 2004 | Visita à PetFIL 2004 | 1º Grande Mostra da Irmandade | 1º Grande Almoço da Irmandade | 1ª Mostra/Troca de sangues | Concurso de Fotos | O Psitacideo vai à Escola Primária

Este site foi actualizado pelo última vez em 28/11/04