Make your own free website on Tripod.com
1º Grande Mostra da Irmandade

12/12/04

No passado dia 02 de Outubro de 2004, nas instalações do centro de convívio da Junta de Freguesia de São José da Lamarosa, decorreu a 1ª Grande Mostra do Psitacideo da Irmandade do Psitacideo - O Senhor das Anilhas.

Lamentavelmente, um imprevisto condicionou o normal desenrolar das actividades prevista para o dia. Um familiar muito próximo do Nuno-BRO, um dos nossos mais recentes membros e expositor na mostra, faleceu durante a manhã. Por voto unânime, a Irmandade decidiu cancelar o 2º Almoço Convívio pois, de certa forma, estamos todos de luto.

A Irmandade do Psitacideo, expressa aqui um voto de pesar e de amizade para com o Nuno-BRO. Lamenta-mos muito a tua perda.

Sendo a Lamarosa uma povoação pequena, toda a gente se conhece. O sentimento de perda foi unânime, tanto mais que, esta pessoa era por todos muito considerada. Assim, a visita do jardim de infância e do lar de dia da 3ª idade foram de imediato canceladas. As trocas de sangue também não decorreram da forma prevista. Teremos que pensar nisto para outra altura, aquando da realização do 2ª almoço convívio.

Para além disto, as actividades decorreram, dentro do possível de forma normal. Desde as 10h00m até à hora de fecho, as 17h00m, a Mostra foi visitada por mais de 250 pessoas. Muitas crianças e jovens marcaram presença. Foi um evento que marcou este sábado da pacata povoação da Lamarosa.
Quanto à Mostra, foram cerca de 100 psitacídeos das mais variadas espécies. A saber:
Ring Necks
Barrabants
Forpus
Massarongos
Roseicollis
Fischers
Personatas
Caturras
Cabeças de Ameixa
Papagaios Australianos
Periquitos Ingleses
Periquitos Australianos
Ultrapassou em muito as nossas expectativas e foi uma jornada de convívio muito interessante. Às tantas, como o ambiente era bom, até se montou uma mesa onde decorreram umas partidas de SUECA, ao som dos assobios das nossas aves.
Mas enfim, melhor que as palavras são as fotos. Publicamos aqui apenas algumas das mais de 100 que fizemos.
Só mais uma nota muito importante: Nas cerca de 50 gaiolas de 70x40x40, as nossas aves revelaram uma adaptação instantânea. Num instante estavam na sua vida, alimentando-se e saltando de poleiro em poleiro. As condições das aves expostas foram rigorosamente controladas. Duas aves que estavam, uma ligeiramente "enrolada" e outra com sinais de crostas na região do bico foram imediatamente separadas em gaiolas e colocam num recinto exterior à Mostra. Foi com muito orgulho que, durante o dia, podemos constatar a adesão da população local a esta Mostra e a opinião geral de que tudo esta muito bonito e bem apresentado. A Irmandade nunca faria por menos.

ESTAMOS TODOS DE PARABÉNS.

A 1ª Mostra da Irmandade do Psitacídeo

É aqui que pretendemos chegar: Às gerações que detêm o futuro nas mãos.

Reparem na agitação I

Reparem na agitação II

A malta jovem que vos tinha falado.

O local da mesa da "batota" prestes a ser montado.

Todas as gaiolas estavam bem identificadas.

Lindos Ficheri? Claro ... "classifiquei-os" mal e por detrás, comprei um. (Jota_Bro)

Um Ring Neck azul lacewing.

2 excelentes exemplares de Periquito Barraband.

Um excelente local de convívio

Um Red-Rump

Um Ring-Neck Lacewing Lutino

O Local amplo da Mostra

Vamos encher isto de pessoal!!!

Uma ultima palavra de agradecimento para a Junta de Freguesia da Lamarosa, na pessoa do Sr. Presidente que gentilmente cedeu as instalações e algum equipamento, onde decorreram as actividades.

Home | Exposição de Rio Meão 2004 | Exposição de aves Cartaxo 2004 | Exposição Aves Santarém 2004 | Exposição de aves Marinhais 2004 | Visita à PetFIL 2004 | 1º Grande Mostra da Irmandade | 1º Grande Almoço da Irmandade | 1ª Mostra/Troca de sangues | Concurso de Fotos | O Psitacideo vai à Escola Primária

Este site foi actualizado pelo última vez em 04/10/04